Inovação e responsabilidade social corporativa: um estudo bibliométrico da produção científica na base Web of Science no período de 2012-2017
🔍 Buscar
PDF

Palavras-chave

inovação
responsabilidade social corporativa
Web of Science

Como Citar

Barbieri da RosaL. A.; Martins RodriguesM. C.; CamargoC. R.; GomesC. M.; BarbieriL. C. Inovação e responsabilidade social corporativa: um estudo bibliométrico da produção científica na base Web of Science no período de 2012-2017. Revista de Ciência e Inovação, v. 3, n. 1, p. 72-86, 19 set. 2018.

Resumo

Este artigo pretende discutir as interfaces e articulações entre os constructos Inovação e Responsabilidade Social Corporativa. Dessa forma, o objetivo deste artigo é compreender as características da literatura científica internacional relacionadas com o tema Inovação e Responsabilidade Social Corporativa: no período de 2012 a 2017. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliométrica, descritiva. A pesquisa foi realizada através da base de dados Web of Science da ISI Web of Knowledge, totalizando 507 artigos selecionados. Nos resultados da pesquisa constata-se que o ano de maior número de publicações foi 2016 com 141 artigos. O Journal of Business Ethics apresentou o maior número de publicações com o total de 31.

 

https://doi.org/10.26669/2448-4091176
PDF

Referências

BARBU, C., SORINEL, C. Metalurgia International, vol. 17, p. 141-145, 2012.

BOWER, H. R. Responsabilidades sociais dos homens de negócio. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A, 1957.

BYLOK, F. (2016). The Concept of Corporate Social Responsibility in Strategies of SMEs. Club of Economics in Miskolc, vol. 12., n. 1., p. 19-26.

DRUCKER, P. (1997). Inovação e gestão. Editora Presença, 4ª edição.

DRUCKER, P. (2007). Innovation and entrepreneurship: practice and principles. Oxford: Butterworth/Heinemann.

GALLARDO-VÁZQUEZ, D.; SÁNCHEZ-HERNÁNDEZ, M. I.; MARTÍNEZ-AZÚA, M. B. C.. Validación de un instrumento de medida para la relación entre la orientación a la responsabilidade social corporativa y otras variables estratégicas de la empresa. Revista de Contabilidad – Spanish Accounting Review, 16; p.11-23, 2013.

KATZ, R. (2003). Managing Technological innovation in business organizations, In Shavinina Larisa (Ed.): The international Handbook on Innovation. Oxford: Pergamon.

KEELEY, L., PIKKEL, R., QUINN, B. E WALTERS, H. (2013). Ten types of innovation. New Jersey: Wiley & Sons.

MCELROY, M.W. (2002). Social innovation capital. Journal of Intellectual Capital, 3(1), 3039.

MORAES, Romildo de Oliveira; et al. Gestão Estratégica de Custos: Investigação da Produção Científica no Período de 2008 a 2012. In: Congresso brasileiro de custos 2013, Uberlândia. São Leopoldo: Associação Brasileira de Custos, 2013.

Organisation for Economic Co-operation and Development (OCDE) (1999), Guidelines and instructions for OECD Symposium, International Symposium Measuring Reporting Intellectual Capital: Experiences. Issues, and Prospects, june, Amsterdam, OECD, Paris.

PALETTA, F.C. (2008). Tecnologia da Informação, inovação e empreendedorismo: fatores críticos de sucesso no uso de ferramentas de gestão em empresas incubadas de base tecnológica. São Paulo, Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN).

SARKAR, S. (2007). Empreendedorismo e inovação. Lisboa, Escolar Editora.

SERPA, D., FOURNEAU, L. Responsabilidade social corporativa: uma investigação sobre a percepção do consumidor. Revista administração contemporânea, vol.11, n.3, Julho/Setembro, 2007.

SHELTON, R., DAVILA, T. E BROWN, P. (2005). The Seven Rules Of Innovation. Optimize, 4(8), 51-56.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

O autor deve garantir:

  • que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
  • que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista de Ciência e Inovação reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.

Todas as submissões recebidas para avaliação  passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.

A Revista de Ciência e Inovação, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo  que os artigos publicados sejam disponibilizados para toda a comunidade.

Os conteúdos da Revista de Ciência e Inovação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.  

Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Downloads

Não há dados estatísticos.