Segurança no trabalho em microdestilaria
🔍 Buscar
PDF

Palavras-chave

Mapa de riscos ambientais
etanol hidratado
pequena escala.

Como Citar

BarrosoL. B.; BrondaniM. Segurança no trabalho em microdestilaria. Revista de Ciência e Inovação, v. 2, n. 2, p. 87-101, 4 jan. 2018.

Resumo

O Rio Grande do Sul (RS) produz menos de 3% do etanol hidratado combustível que consome. Uma alternativa para aumentar sua produção é a instalação e operacionalização de microdestilarias, principalmente pelos pequenos e médios produtores rurais. Devido ao deficitário conhecimento acerca dos riscos ambientais associados ao processo de produção de etanol hidratado por parte desses produtores, é necessário a confecção do mapa de riscos ambientais para disponibilização de informações de segurança aos trabalhadores. Este trabalho teve como objetivo a construção de um mapa de riscos ambientais de uma microdestilaria a partir de uma avaliação qualitativa. O principal resultado obtido da confecção do mapa de riscos ambientais preliminar resultou na identificação de setores mais propícios a acidentes. O setor de moagem e a casa de máquinas (casa de caldeira) apresentaram-se como principais setores passíveis de acidentes. Dentre os riscos ambientais, salientam-se o risco de explosão (acidente tipo mecânico ou de acidentes) com grau de risco elevado, presente na casa de caldeira, e o ruído excessivo no setor de moagem, com grau de risco médio. Menos intensamente, estão presentes em todos os setores da microdestilaria, riscos do tipo mecânico/acidentes com grau de risco pequeno, devido a equipamentos sem proteção e com necessidade de reparo e riscos associados à operacionalidade do processo. Por fim, o mapa de riscos ambientais preliminar pode servir de base para a elaboração de um mapa de riscos final. 

https://doi.org/10.26669/2448-4091152
PDF

Referências

AREASEG. Mapa de risco. Disponível em: <http://www.areaseg.co/sinais/mapaderisco.html>.Acesso em: 12 jan. 2015.

CAPELETTO, G. J. Balanço Energético do Rio Grande do Sul 2012: ano base 2011, 2013. Disponível em: <http://www.ceee.com.br/pportal/ceee/archives/BERS2012/Balanco_Energetico_RS_2012- -base_2011.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2015.

COBRA, C. Álcool, combustível verde do presente e do futuro. In: MELLO, M. G. (Org.). Biomassa Energia dos Trópicos em Minas Gerais. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

EMPRESA DE PESQUISA ENERGÉTICA (EPE). Balanço Energético Nacional (BEN): Relatório Síntese - Ano Base 2013. Rio de Janeiro, 2014. Disponível em: <https://ben.epe.gov.br/downloads/ S%C3%ADntese%20do%20Relat%C3%B3rio%20Final_2014_Web.pdf>. Acesso em: 08 jan. 2015.

FERREIRA, L. S.; PEIXOTO, N. H. Material didático das disciplinas de Higiene Ocupacional I e Segurança do Trabalho I. Curso Técnico em Segurança do Trabalho. Santa Maria, 2012.

HANAUER, J. G. Crescimento, Desenvolvimento e Produtividade de Cana-de-Açúcar em cultivo de cana-planta e cana-soca de um ano em Santa Maria, RS. 2011. 81 p. Dissertação (Mestrado em Agronomia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.

INTERNATIONAL ENERGY AGENCY (IEA). Renewables Information: Overview. Disponível em: .

Acesso em: 09 out. 2017.

MAYER, F. D. Desenvolvimento da tecnologia de destilação apropriada à produção de álcool combustível em pequena escala. 2010. 109 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO (MTE). Segurança e Saúde no Trabalho. Disponível em: <https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/Portaria+n.+25+SSST+MTb+29+dezembro

+1994+Aprova+a+NR+9+sobre+o+Programa+de+Prevencao+e+riscos+ambientais_000gvpl14y q02wx7ha0g934vgrnn5ero.PDF>. Acesso em: 09 out. 2017.

NOGUEIRA, H. M. C. M. Análise do potencial produtivo da cana-de-açúcar cultivada na Região Central do Rio Grande do Sul. 2011. 225 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.

PONZETTO, G. Mapa de Riscos Ambientais: Aplicado à Engenharia de Segurança do Trabalho – CIPA NR-05. São paulo: LTR, 2010.

Segurança no trabalho em microdestilaria UNIÃO DA INDÚSTRIA DE CANA-DE-AÇÚCAR (UNICA). Disponível em: <http://www.unica.com.br/faq/>. Acesso em: 14 jan. 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM). Avaliação da Viabilidade da Produção de Álcool a Partir de Cana-de-açúcar e Mandioca em Pequenas Unidades Camponesas de Produção. 4º Relatório Parcial, Santa Maria, 2010.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

O autor deve garantir:

  • que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
  • que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista de Ciência e Inovação reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.

Todas as submissões recebidas para avaliação  passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.

A Revista de Ciência e Inovação, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo  que os artigos publicados sejam disponibilizados para toda a comunidade.

Os conteúdos da Revista de Ciência e Inovação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.  

Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Downloads

Não há dados estatísticos.