Manejo de irrigação via solo e clima na cultura do milho (Zea mayz L.) na região de Alegrete/RS
🔍 Buscar
PDF

Palavras-chave

irrigação
cultura do milho

Como Citar

SilvaG. U. da; PariziA. R. C.; GomesA. C. dos S.; PivotoO. G.; PeccinM. D. Manejo de irrigação via solo e clima na cultura do milho (Zea mayz L.) na região de Alegrete/RS. Revista de Ciência e Inovação, v. 2, n. 1, p. 101-112, 21 jul. 2017.

Resumo

Na agricultura, o manejo do sistema de irrigação é uma parcela que contribui significativamente para o sucesso do empreendimento. Muitos sistemas são bem dimensionados e apresentam défi cit econômico em função da aplicação inadequada da água, sem consideração dos critérios de solo, planta e atmosfera que indicam o momento e a quantidade ideal da lâmina de irrigação a ser aplicada. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito do manejo da irrigação via solo e clima na cultura do milho conduzida na região de Alegrete, RS. O experimento foi desenvolvido em área experimental do Instituto Federal Farroupilha (IF Farroupilha) – Campus de Alegrete/RS e foi constituído de blocos ao acaso com três tratamentos (manejos de irrigação): Sem irrigação suplementar (T0), Irrigação suplementar Via Clima (T1) e Irrigação suplementar Via Solo (T2), com
três repetições constituídas de 54 linhas de 24 metros. A semeadura da cultura foi realizada no mês de outubro de 2015 sob sistema de plantio direto. Foi utilizado um sistema de irrigação do tipo aspersão convencional. Durante o ciclo da cultura, foram realizadas determinações de área foliar, altura de plantas e diâmetro de caule. Ao fi nal do ciclo da cultura, determinaram-se variáveis de componentes de cultura, produção de grãos e matéria seca. Para interpretação dos resultados, foi
utilizado o programa estatístico Assistat 7.0 beta. Os resultados obtidos demonstraram que ocorreu diferença estatística na variável produção de matéria seca para os tratamentos irrigados. A produção de grãos e os componentes de produção não diferiram estatisticamente, porém apresentaram um aumento expressivo nas variáveis analisadas. O tratamento T1 apresentou produção de grãos de 13,5% superior ao tratamento T2 e 28,2% superior ao T0. Para as condições de clima e solo em que o experimento foi conduzido, o tratamento T1 apresentou melhor desempenho.

https://doi.org/10.26669/2448-4091143
PDF

Referências

ALEMAN, C. C. Manejo de irrigação em diferentes fases de desenvolvimento da Calendula officinalis L. 2015. 71f. Tese (Engenharia de Sistemas Agrícolas) – Universidade de São Paulo – Escola superior de agricultura “Luiz de Queiroz”, Piracicaba, 2015.

BERNARDON, T. Componentes de produtividade de grãos de milho (Zea mayz L.), visando obter parâmetros para a agricultura de precisão. 2005. 95 f. Dissertação (Mestrado em Geomática) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2005.

BUCHELE, F.A.; SILVA, J.A. Manual prático de irrigação por aspersão em sistemas convencionais. Florianópolis : EPAGRI, 1992. 81p. (EPAGRI. Boletim Técnico, 58).

CARVALHO, M. A. P. et al. Avaliação do crescimento da parte aérea de plantas de milho (zea mays l.) submetidas a aplicação de uréia e aminoácidos como fontes de nitrogênio. Disponível em: http://www.ufpel.edu.br/cic/2004/arquivos/CA 00432.rtf . acessado em: 15 dez.2016.

DOORENBOS, J. e KASSAM, A. H. Efeito de água no rendimento das culturas. Roma:FAO, 1979, 193p (Nota Técnica, 33).

DOORENBOS, J.; PRUITT, W.O. Guidelines for predicting crop water requirements. Rome: FAO, 1977. 179p. Irrigation and Drainage, Paper 24.

EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisas de Solos. Sistema Brasileiro de Classificação dos solos. Brasília: Embrapa Produção de informação, Rio de Janeiro: Embrapa solos, 2005. 412p.

FANCELLI, A.L. Ecofisiologia de plantas de lavouras. In: CARLESSO, R. (ed.). Irrigação por aspersão no Rio Grande do Sul. Santa Maria: Reimar Carlesso, 2001. p. 59-73.

FANCELLI, A. L.; DOURADO NETO, D. Produção de milho. Guaíba; Porto Alegre: Agropecuária, 2000. 360 p.

KLAR, A. E. Irrigação: frequência e quantidade de aplicação de água. São Paulo: Nobel, 1991.

MARQUES, M. A. D. Lâminas e frequências de irrigação para a cultura do tomateiro tipo grape, em Casa Nova, BA. 2013. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal do vale de são Francisco, Campus Juazeiro, BA, 2013.

MEDEIROS, G. A., ARRUDA, F. B., SAKAI, E. (2003) “Eficiência do uso da água do feijoeiro irrigado: influência da densidade de plantio”. Ecossistema, 28, pp. 83 – 90.

MEDEIROS, S.S.; REIS, C.F.; JÚNIOR, J.A.S.; KLEIN, M.R.; RIBEIRO, M.D.; SZEKUT, F.D.; SANTOS, D.B. Manejo de irrigação utilizando o tensiômetro. Campina Grande: Instituto Nacional do Semiárido, 2013. (Cartilha).

PARIZI, A. R. C.; ROBAINA, A. D.; GOMES, A. C. S.; PEITER, M. X.; SOARES, F. C. FUNÇÕES DE PRODUÇÃO DA CULTURA DO MILHO SUBMETIDO A DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO ATRAVÉS DE ESTUDO SIMULADO. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental. Jaboticabal, v. 36, n.3, p.503-514, maio./jun. 2016.

PARIZI, A. R. C. Efeito de diferentes estratégias de irrigação sob as culturas de feijão (Phaseolus vulgaris l.) e milho (Zea mays l.) na região de Santiago, RS. 2007. 124 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Rural) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.

PAZ, V. P. S; TEODORO, R. E. F.; MENDONCA, F. C. Recursos hídricos, agricultura irrigada e meio ambiente. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental. Campina Grande: v. 4, n.3, p. 465-473, 2000.

PEREIRA, D.R.; YANAGI, S.N.M.; MELLO; C.R.; SILVA, A.M.; SILVA, L.A. Desempenho de métodos de estimativa da evapotranspiração de referência para a região da Serra da Mantiqueira, MG. Ciência Rural, Santa Maria, v.39, n.9, p. 2488-2493, 2009.

SCHLICHTING, A. F. Cultura do milho submetida a tensões de Água no solo e doses de nitrogênio. 2012. 83 f.Dissertação (mestrado em Engenharia Agrícola) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de ciências agrárias e Tecnológicas, Rondonópolis, 2012.

SHOCK, C. C.; WANG, F.X. Soil water tension, a powerful measurement for productivity and stewardship. Hortscience, Alexandria, v. 46, n.2, p.178-185, 2011.

STICKLER, F.C.; WERDEN, S.; PAULI, A.W. Leaf area determination in grain sorghum. Agronomy Journal, v.53, p.197-188, 1961.

SOARES, F. C. Análise da viabilidade da irrigação de precisão na cultura do milho (Zea mays L.). 2010. 113 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola)-Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.

SOARES, F. C.; PEITER, M. X.; ROBAINA, A. D.; PARIZI, A. R. C.; RAMÃO, C. J.; VIVAN, G. A. Resposta da produtividade de híbrido de milho cultivado em diferentes estratégias de irrigação. Revista irriga. Botucatu. V.15. n.1. p.36-50. Janeiro-março, 2010.

SOARES, F. C.; PEITER, M. X.; ROBAINA, A. D.; PARIZI, A. R. C.; VIVAN, G. A. Resposta da cultura do milho à variabilidade hídrica em solo Sob pivô central. Revista Irriga, Botucatu, v. 17, n. 2, p. 220 - 233, abril-junho, 2012.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

O autor deve garantir:

  • que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
  • que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista de Ciência e Inovação reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.

Todas as submissões recebidas para avaliação  passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.

A Revista de Ciência e Inovação, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo  que os artigos publicados sejam disponibilizados para toda a comunidade.

Os conteúdos da Revista de Ciência e Inovação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.  

Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Downloads

Não há dados estatísticos.