O uso da Modelagem Matemática na sala de aula
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Palavras-chave

modelagem matemática
ensino e aprendizagem
metodologia de ensino

Como Citar

LutzM. R.; BonaA. S. de; FonsecaJ. A. da. O uso da Modelagem Matemática na sala de aula. Revista de Ciência e Inovação, v. 2, n. 1, p. 57-68, 21 jul. 2017.

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma atividade desenvolvida utilizando a Modelagem Matemática na sala de aula como uma metodologia de ensino. Para tanto, realizamos uma atividade com os acadêmicos do sexto semestre do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Farroupilha – Campus Alegrete/RS. Utilizar a Modelagem Matemática, como uma metodologia de ensino, permitiu estabelecer relação entre a Matemática da sala de aula e o cotidiano dos estudantes. O tema proposto consistia em como poderíamos constituir um Modelo Matemático para a construção de um muro. Para isso, os alunos tiverem que realizar pesquisas prévias, buscando conhecer mais sobre o assunto e elencar o que seria necessário para a construção desse muro. Após a elaboração e a validação dos Modelo Matemático, os alunos puderam chegar à conclusão de qual tipo de material seria economicamente mais vantajoso na construção do muro. Além disso, enquanto futuros professsores de Matemática, também observaram que a Modelagem Matemática apresenta-se como uma oportunidade do professor oferecer aos seus alunos um ambiente de estudo mais dinâmico, participativo e interessante.

https://doi.org/10.26669/2448-4091138
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