Resumo
Este trabalho busca refletir sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, uma política pública voltada à qualificação do ensino básico a qual tem contribuído para a formação inicial, valorização e competência de professores. Levando-se em consideração os inúmeros e incontestáveis desafios na educação quando se trata da formação inicial dos professores, têm-se no PIBID contribuições relevantes quanto ao processo inicial de formação. Utilizando como suporte estudos teóricos através da investigação qualitativa bibliográfica, é pertinente abordar que este formato de política educacional tem contribuído positivamente na formação inicial, proporcionando a inserção e participação do público alvo nas escolas, podendo proporcionar formação de qualidade aos futuros professores subsidiando futuras ações voltadas à educação.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Diretoria de Educação Básica Presencial – DEB. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: Edital CAPES/DEB n. 7/2018. Brasília, 2018.
CANAN, Silvia Regina. PIBID: promoção e valorização da formação docente no âmbito da Política Nacional de Formação de Professores. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 4, n. 6, p. 24-43, 2012.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança ea incerteza. São Paulo: Cortez, 2010.
LEAL, A. E. M.; SOUZA, C. E. Construindo o conhecimento pela pesquisa: orientação básica para elaboração de trabalhos científicos. Santa Maria: Sociedade Vicente Palloti, 2006.
LEVISNKI, Eliara Z. e ENRICONE, Jacqueline B. AULA: Uma teia de significados, práticas e desafios. Revista Saberes e Fazeres Educativos. Getúlio Vargas, v.3, n.1, Jun. 2004.
SOCZEK, Daniel. PIBID como Formação de Professores: reflexões e considerações preliminares. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 3, n. 5, p. 57-69, 2011.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2011.