Inovando e instituindo outras formas de estar juntos nos eventos acadêmicos
🔍 Buscar
PDF

Palavras-chave

eventos acadêmicos
inovação

Como Citar

OliveriraV. M. F. de; DebusI. da S. Inovando e instituindo outras formas de estar juntos nos eventos acadêmicos. Revista de Ciência e Inovação, v. 2, n. 1, p. 33-41, 21 jul. 2017.

Resumo

Este texto parte de uma refl exão acerca de um trabalho de cunho inovador acerca dos eventos na área da Educação. Esta ideia vem sendo realizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social (GEPEIS), da Universidade Federal de Santa Maria, sendo foco deste trabalho o V Ouvindo Coisas – a instituição imaginária da cidade: a cidade que temos e a cidade que queremos. Ao organizarmos este evento, pensamos em uma confi guração que funcionasse como dispositivo de refl exão sobre os formatos atuais de eventos na área educacional, onde as trocas, os intercâmbios e as escutas entre os pesquisadores têm sido difi cultados. Com esta ideia, viemos há cinco anos buscando trabalhar contra a lógica individualista que está instituída na maioria dos espaços acadêmicos, pois acreditamos na importância de se estabelecerem relações que promovam a escuta do outro. No desejo de transmutar o formato clássico dos eventos na contemporaneidade, oferecemos aos participantes experimentações sensíveis a partir do vivido.

https://doi.org/10.26669/2448-4091154
PDF

Referências

CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

__________. O mundo fragmentado: as encruzilhadas do labirinto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. v.3.

__________. Figuras do Pensável: as encruzilhadas do labirinto. Volume VI. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

FERRY, G. Pedagogia de la formación. Buenos Aires: Centro de Publicaciones Educativas y Material Didáctico, 2004.

FOUCAULT, M. Tecnologías Del Yo Y Otros Textos Afines. Paidós Ibérica. I.C.E. de la Universidad Autónoma de Barcelona, 1995.

__________. A hermenêutica do sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

GOHN, D. M. Auto Aprendizagem musical: alternativas tecnológicas. São Paulo: Annablue/Fapsep, 2003.

HERMANN, N. Autocriação e horizonte comum: ensaios sobre educação ético-estética. Ijuí: Editora Unijuí, 2010.

SOUTO, M. El carácter de “artifício” del dispositivo pedagógico em la formación para el trabajo. Buenos Aires: Facultad de Filosofia y Letras, 2007.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

O autor deve garantir:

  • que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
  • que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista de Ciência e Inovação reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.

Todas as submissões recebidas para avaliação  passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.

A Revista de Ciência e Inovação, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo  que os artigos publicados sejam disponibilizados para toda a comunidade.

Os conteúdos da Revista de Ciência e Inovação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.  

Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Downloads

Não há dados estatísticos.