O Ensino com pesquisa no Curso de Licenciatura em Educação do Campo: relato de experiência
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Palavras-chave

ensino
pesquisa
formação docente
educação no campo

Como Citar

FloresL. M.; FeldenE. de L. O Ensino com pesquisa no Curso de Licenciatura em Educação do Campo: relato de experiência. Revista de Ciência e Inovação, v. 2, n. 1, p. 42-55, 21 jul. 2017.

Resumo

O artigo apresenta um relato de um projeto de pesquisa com foco na educação do campo, desenvolvido no Curso de Licenciatura em Educação do Campo, do IF Farroupilha-Campus Jaguari/RS.  Na busca pela compreensão do problema, uma pesquisa bibliográfica foi realizada no intuito de investigar os saberes docentes que precisam  constituir os professores, no intuito de prepará-los para  responder aos anseios da sociedade, por uma educação do campo da melhor qualidade. O objetivo do estudo foi conhecer e compreender os saberes docentes fundamentais para constituir um professor qualificado para atuar nas escolas do campo, capaz de consolidar uma educação do campo articulada às questões agroecológicas.  A metodologia esteve sustentada na pesquisa bibliográfica, com um levantamento realizado em etapas como: identificação, localização, compilação e fichamento de aportes teóricos e legais. Foi possível, constatar a necessidade de construir uma educação do campo que aproxime o educador  e a comunidade, abarcando projetos que fortaleçam o espaço agrário, possibilitando ao indivíduo meios para a construção de sua cidadania. As conclusões do trabalho remetem a reconhecer a complexidade de saberes que necessitam ser construídos pelos professores, para qualificar sua prática educativa nas escolas do campo.  Fazer rupturas com a lógica educativa que, ao longo da história, induziu as massas da classe dos trabalhadores a uma formação escolar alienante, que reproduziu a lógica do sistema capitalista, requer a formação de docentes progressistas e inovadores, que assumam, no cotidiano, práticas educacionais articuladas as lutas dos agricultores por melhores condições de vida.

https://doi.org/10.26669/2448-4091146
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