Rádio-escola na educação
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Palavras-chave

cidadania
comunicação
educomunicação
mídia e educação
oralidade

Como Citar

de Oliveira GoulartS., dos Santos Bacin M. L., Vásquez Astudillo M. R., Fogliato RibeiroC., & Moreira da Rocha VeigaA. (2024). Rádio-escola na educação : uma revisão sistemática de literatura . Boletim Técnico-Científico, 9(1), 1-21. https://doi.org/10.26669/2359-2664.2024.449

Resumo

A rádio-escola surge como uma possibilidade pedagógica de construção do saber, pois incentiva o desenvolvimento da criatividade, da reflexão e da oralidade. Nesse contexto, objetivou-se apresentar o teor das produções científicas sobre a rádio-escola na educação básica e superior brasileira no período de 2007 a 2022. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Evidenciou-se que a rádio-escola promove a inter e a transdisciplinaridade, que converge para a autonomia, formação do pensamento crítico e emancipação dos sujeitos. Além disso, os achados demonstram questões intrínsecas como: escuta da fala juvenil, mediação comunicacional constitutiva, produção de gêneros orais e escritos, discurso midiático, projetos de vida e as diversas formas de desenvolver a rádio em ambientes escolares, revelando as multifacetas e perspectivas de discussão em torno da temática. Assim, apesar do avanço das tecnologias e da supremacia de outras mídias, a radio-escola ainda se constitui como um instrumento pedagógico de grande potencial transformador e socializador desde sua gênese. Faz-se necessário refletir sobre a razão de fazê-la, como e para quê, considerando seu propósito de possibilitar uma educação cidadã, democrática, inclusiva e equitativa, focada na emancipação, na edificação e na ressignificação de saberes.

https://doi.org/10.26669/2359-2664.2024.449
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