Resumo
A pandemia de Covid-19 trouxe transformações importantes no ensino brasileiro. A necessidade de atender os alunos remotamente acelerou um processo já bastante consolidado no ensino superior: o uso de ferramentas tecnológicas para o ensino a distância. Subitamente, professores tiveram que se adaptar a novas metodologias mediadas pela tecnologia, em um primeiro momento com um ensino a distância, mediante atividades acessadas remotamente pelos alunos. Mais tarde, em um sistema híbrido, quando os alunos se revezavam para frequentar a escola a fim de manter o distanciamento social. Embora hoje, as aulas presenciais na Educação Básica tenham retornado, a valia das ferramentas educativas exploradas durante o período de distanciamento social não deve ser desconsiderada. Dessa forma, apresenta-se aqui a conceituação de educação híbrida, os desafios para sua aplicação e seus potenciais benefícios. Ao final, há um relato de experiência de como ferramentas digitais foram utilizadas durante o ano de 2020, em uma turma de pré-escola, possibilitando a continuidade do Projeto “Releituras de Obras de Arte”, que se fundamenta na Abordagem Triangular do ensino da arte proposta por Ana Mae Barbosa. Os resultados obtidos foram positivos, favorecendo a teoria de que tecnologias digitais e ensino híbrido têm potencial para contribuir para o ensino da arte na Educação Básica.
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