Novas tecnologias no ensino da Química: modelagem prática da tabela periódica em sala de aula
🔍 Buscar
PDF

Como Citar

CarvalhoD. R. (2018). Novas tecnologias no ensino da Química: modelagem prática da tabela periódica em sala de aula. Boletim Técnico-Científico, 4(1). https://doi.org/10.26669/2359-2664.2018.168

Resumo

A modelagem prática virtual é uma ferramenta atrativa e também de aperfeiçoamento de metodologias nas atividades desenvolvidas em sala de aula sob o tema Tabela Periódica, possibilitando ao aluno trabalhar com os componentes curriculares de Química de forma simplificada. O estudo de caso focalizou-se em trabalhar a periodicidade dos elementos e famílias, pois é um estudo essencial. Surge a proposta de que os próprios estudantes moldem uma ferramenta de estudo de acordo com a sua necessidade uma vez que Química é vista microscopicamente por muitas pessoas desde que estudamos o átomo, pois é difícil para alguém imaginar que o mesmo está na ponta do seu dedo e que pode ser até uma partícula de giz. O que tange os conhecimentos empíricos e os conhecimentos científicos, a modelagem prática é de suma importância para favorecer a relação entre o aluno e o professor em um processo de ensino-aprendizagem, tornando possível a criação de trabalhos com elevado grau de qualidade e significatividade. Tendo em vista a contribuição desse processo com as vivências em sala de aula, enquanto professores em formação, e para os alunos ao fazer referência a Modelagem Prática Virtual, destaca-se que o propósito é reinventar um trabalho que já existe, com o intuito de alterar sua figura sem perder suas propriedades básicas fundamentais e adequar para atender à necessidade desses alunos. A interdisciplinaridade no ensino é trabalhada de inúmeras formas principalmente nas disciplinas de Informática e Química, que quando aliadas possibilitam grandes construções e inovações.

https://doi.org/10.26669/2359-2664.2018.168
PDF

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Projeto Político Pedagógico. Brasília, DF, 2014.DRIVER, R. et al. Constructing scientific knowledge in the classroom. Educational Researcher, n. 7, p. 5-12, 1994. Tradução de MORTIMER, E. Construindo conhecimento científico em sala de aula. Química Nova na Escola, n. 9, p. 31-40,1999.

USBERCO, J.; SALVADOR, E. Química Geral. 12. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2006.