Política de Arte e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFar

Resumo

Este trabalho se propõe a apresentar a Política de Arte e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - IFFar, a partir da retrospectiva das atividades desenvolvidas pela instituição no que concerne aos documentos norteadores  elaborados para garantir um espaço institucional de diálogo, formação, pesquisa e fomento de ações de Arte e Cultura. A Política de Arte e Cultura busca proporcionar aos servidores e estudantes do Instituto Federal Farroupilha uma formação crítica e dialógica em extensão universitária, através de ações culturais desenvolvidas em diferentes programas, projetos, cursos e eventos institucionais de intercâmbio cultural e de aprimoramento da formação. Considera-se que planejar, coordenar, articular e executar as políticas culturais do IFFar, pela elaboração de estratégias de atividade cultural institucional, visam a construir ações conjuntas com a sociedade e com o poder público para a emancipação das comunidades por meio da cultura, reconhecendo que a criação e a produção cultural são formas essenciais e privilegiadas de aquisição, expressão e construção do conhecimento, além de ser direito universal e inalienável da cidadania.
PDF

Referências

BRASIL. Institui o Plano Nacional de Cultura - PNC, cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais - SNIIC e dá outras providências. Lei Nº 12.343, de 2 de dezembro de 2010. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12343.htm Acesso em: 11 de abril de 2019.

________. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Edital de seleção de ações da área temática de Arte e Cultura a serem desenvolvidas nas regiões de abrangência e entorno do Instituto Federal Farroupilha. Santa Maria, 2018.

________. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Plano de Desenvolvimento Institucional (2014 – 2018). Santa Maria. 2014.

CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA. Aprova a Política de Arte e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Resolução Consup Nº 026/2015, de 16 de março de 2015.

________. Aprova a alteração do Artigo 4º e do Artigo 8º da Resolução 026/2015, que institui a Política de Arte e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Resolução Consup Nº 054/2016, de 26 de julho de 2016.

________. Dispõe sobre a criação e a regulamentação dos Núcleos de Arte e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha. Instrução Normativa Nº 01/2017, de 17 de outubro de 2017.