Produção de brinquedos a partir de resíduos de marcenarias
🔍 Buscar
PDF

Como Citar

NejeliskiD. M., VieiraA. Z., TesckeL. R., & RigoF. C. (2016). Produção de brinquedos a partir de resíduos de marcenarias. Boletim Técnico-Científico, 2(1). https://doi.org/10.26669/2359-2664.2016.90

Resumo

O reaproveitamento dos resíduos gerados pelas marcenarias de Senador Salgado Filho, município localizado na região noroeste do RS, tornou-se uma demanda encaminhada pela prefeitura junto ao Departamento de Extensão do IF Farroupilha, Campus Santa Rosa. A mesma refere-se também ao interesse da Secretaria de Educação do município em cursos de formação de professores para produção de brinquedos, jogos e outros, a partir da reutilização de resíduos de madeira e MDF. O projeto de extensão foi desenvolvido e ministrado por docentes e técnicos do Curso Técnico em Móveis da instituição. No decorrer do projeto foram desenvolvidas oficinas com os professores da rede municipal de Senador Salgado Filho, onde foram abordados aspectos relacionados ao desenvolvimento de produtos, como interpretação de desenho técnico, processos de fabricação (corte, furação, lixamento, pintura e montagem) e segurança do trabalho. Como resultado obteve-se 38 produtos: Jenga (9 unidades), Balança (8 unidades), Tetris (11 unidades) e Torres Hanoi (10 unidades). Ao término os brinquedos educativos foram doados às escolas de Ensino Fundamental da rede municipal.

https://doi.org/10.26669/2359-2664.2016.90
PDF

Referências

ABREU, Luciana B.; MENDES, Lourival M.; SILVA, José Reinaldo M. da. Aproveitamento de resíduos de painéis de madeira gerados pela indústria moveleira na produção de pequenos objetos. Revista Árvore: Viçosa/MG, 2009.

BARBOSA FILHO, A. N. Projeto e desenvolvimento de produtos. São Paulo: Atlas, 2009.

BRASIL. Ministério do Trabalho e Emprego. Rais – Relação Anual de Informações Sociais 2011. Disponível em: <http://portal.mte.gov.br/rais/estatisticas.htm>.

CASA DO EDUCADOR. Brinquedos Educativos. Disponível em: < https://www.casadoeducador.com/home.php?id=21&idade=5>. Acesso em 15 mar. 2016.

CASSILHA, Antônio C.; et al. Indústria moveleira e resíduos sólidos: considerações para o equilíbrio ambiental. Revista Educação & Tecnologia, 2003.

GALINARI, Rangel; TEIXEIRA JR., Job R.; MORGADO, Ricardo R. A competitividade da indústria de móveis do Brasil: situação atual e perspectivas. Revista BNDES Setorial 37, p. 227 – 272, 2012.

IBQP – Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Paraná. Análise da competitividade da cadeia produtiva da madeira no estado do Paraná. Curitiba, 2002. Relatório Final. IBQP.

MOVERGS. Panorama do setor moveleiro no Brasil e RS - 2013. Disponível em: <http://www.movergs.com.br/views/imagem_pdf.php?pasta=panorama_setor_moveleiro>. Acesso em 10 dez. 2014.

WINNICOTT, D.W. O Brincar e a Realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975.