Reflexões sobre a formação de professores: um relato a partir de práticas com estudantes em vulnerabilidade social
🔍 Buscar
PDF

Como Citar

ChavesT. V., AmbrosiniB. B., CorreaS. P., VargasM. S. de, ZambranoJ. M. C., SantosF. P. dos, PimentelF. D., & BetinS. da S. (2020). Reflexões sobre a formação de professores: um relato a partir de práticas com estudantes em vulnerabilidade social. Boletim Técnico-Científico, 6(1), 81-98. https://doi.org/10.26669/2359-2664.2020.262

Resumo

O presente artigo é resultado das reflexões realizadas no espaço de um projeto de extensão desenvolvido em parceria entre o Instituto Federal Farroupilha e uma escola pública de ensino fundamental localizada na cidade de São Borja, Rio Grande do Sul. O projeto surgiu por necessidade da escola tendo em vista a desmotivação dos alunos para com a aprendizagem escolar. Situações de vulnerabilidade social são comuns no meio escolar, sendo que, normalmente neste tipo de situação as famílias não participam da dinâmica escolar e nem da vida estudantil dos seus filhos. Com o propósito de desenvolver atividades que proporcionassem aos alunos momentos de aprendizagem, valorização, inclusão e reflexão criou-se uma equipe interdisciplinar composta por professores e acadêmicos. As atividades desenvolvidas permitiram traçar um perfil dos alunos envolvidos no projeto assim como desenvolver intervenções com foco na arte e na cultura. As informações socializadas neste artigo foram coletadas mediante as produções dos alunos, por meio de um questionário respondido por eles e através dos diários de campo das professoras coordenadoras do projeto. Evidenciou-se que não existem receitas prontas no processo de docência e que esse se faz na articulação entre a teoria e a prática desde que o professor esteja aberto a aprendizagem.

https://doi.org/10.26669/2359-2664.2020.262
PDF

Referências

GAUTHIER, Cleremont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Trad. Francisco Pereira Lima. Coleção Fronteiras da Educação. Ijui: Ed. Unijui, 1998

PRATI, Laíssa Eschiletti; COUTO, Maria Clara P. de P.; KOLLER; Sílvia Helena. Famílias em Vulnerabilidade Social: Rastreamento de Termos Utilizados por Terapeutas de Família. Psicologia: Teoria e Pesquisa. Porto Alegre, v.25, n.3, p. 403-408, mar. 2009.

SILVA, Algéria Varela. Vulnerabilidade Social e suas Consequências: O Contexto Educacional da Juventude na Região Metropolitana de Natal. In: ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE NORDESTE, 2007. Maceió. Anais Eletrônicos do Encontro de Ciências Sociais do Norte Nordeste. Disponível em >www.cchla.ufrn.br/rmnatal/artigo/artigo16.pdf < Acesso em: 14 de set. 2018.

SILVA, Sabrina Boeira da; RAPOPORT, Andrea Desempenho escolar de crianças em situação de vulnerabilidade social. Revista Educação em Rede: Formação e Prática Docente. Disponível em: http://ojs.cesuca.edu.br/index.php/educacaoemrede/index; p. 1-26. Acesso em: 14 de set.2018

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.