O Tablet vai à escola

Resumo

O tablet é um equipamento se equipara aos recursos disponíveis em um computador com a vantagem de ter sido concebido com o conceito da mobilidade. A existência de tais equipamentos à disposição de professores e alunos nos faz refletir o quanto é imprescindível que tenhamos ações na tentativa de capacitar seus usuários para um uso mais qualificado mesmo. É preciso que os educadores estejam atentos ao uso que se faz de tais recursos, de forma a inseri-los no meio escolar de forma natural, tirando proveito de suas possibilidades e refletindo sobre o mau uso dos mesmos. Este trabalho descreve as atividades do projeto de extensão “O Tablet vai a Escola” cujo objetivo é de levar para as escolas públicas da região do IFFAR/FW iniciativas digitais que se utilizem do tablet em espaços escolares.
PDF

Referências

ALMEIDA, M. E. Informática e Formação de Professores. Volume 1. Brasília/DF: SEED/MEC, 2000.

ANDRADE, Ana Paula Rocha. O Uso das Tecnologias na Educação: Computador e Internet. Trabalho de Conclusão de Curso, Consórcio Setentrional de Educação à Distância (UnB e UEG), Brasília (DF), 2011.

FNDE. Tablet Educacional, Apresentação. Disponível em: <http://www.fnde.gov.br/portaldecompras/index.php/produtos/tablet-educacional>. Acesso em: Jun/2015.

MELLO, D. A.; MELLO, P. M. Jogos de Boole: Enigmas do Futuro. 2ª Edição. Porto Alegre: Dolika, 2011.

PAPERT, S. Logo: computadores e educação. São Paulo: Brasiliense, 1988.

SIEBRA, S. A., SILVA, D. R. Prática de Ensino de Algoritmos. Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2009.

SOUSA, Robson Pequeno; MOITA, Filomena; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. Tecnologias Digitais na Educação. Paraíba: Eduepb, 2011.

WEINBERG, Monica; RYDLEWSKI, Carlos. O computador não educa, ensina. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/160507/p_086.shtml>. Acesso em: Jun/2015.