Resumo
Neste artigo descrevemos a construção e o funcionamento de uma máquina manual construída para auxiliar na etapa de descascamento de vagens de amendoim (separação das cascas dos grãos), a partir de materiais alternativos e de fácil aquisição (metal e madeira), analisando parâmetros de eficiência como: o tempo de moagem, a qualidade visual dos grãos, vagens não estouradas e a separação das cascas dos grãos. O amendoim utilizado nos teste foi da variedade “Paraguaio”, doados pelo pesquisador, num total de 12 amostras de 1 kg cada. Após colheita, o amendoim foi seco sob a ação do vento e da luz solar e não foi dado nenhum tratamento inicial de classificação. A taxa de descasque foi de 100% e de separação foi de 95%. A máquina é capaz de processar da ordem de 37 kg/h, atividade realizada por uma única pessoa. O percentual de grãos inteiro foi ≥79% com teor de umidade média de 7,8%. A máquina se mostrou eficiente na destruição das vagens, bem como na separação das cascas dos grãos, permanecendo cerca de 5,4% de casca misturada aos grãos. A máquina se mostra uma alternativa viável no auxílio da descasca de amendoim para produções agrícolas em pequenas escalas.Referências
PADILHA, Laura; HERNANDES, C.l. Máquina Manual de Descascar Amendoim. VIII MEPT/2017. Instituto Federal Farroupilha. Campus Júlio de Castilhos. Anais VIII MEPT/2017, ISSN 2238-3352. p.554-556.
SILVA, O.R.R.F. da. et al. Descascador manual de amendoim, alternativa para o pequeno produtor. Embrapa Algodão. (Campina Grande, PB). 1999. Disponível em http://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/33344/1/DESCASCADOR.pdf acesso em março/2017).
Software Livre: FreeCAD 3D. https://www.freecadweb.org/ (Acesso e março/2017).
TICELLI, Marcelo. Danos mecânicos em sementes de amendoim (Arachis hypogaea L.) colhidas em diferentes estádios de maturação. Campinas, SP: [s.n.], 2001. Dissertação de Mestrado.