O caso do Instituto Federal Farroupilha - Em apoio as cadeias produtivas locais
🔍 Buscar
PDF

Como Citar

da SilvaR. B., & da SilvaG. P. (1). O caso do Instituto Federal Farroupilha - Em apoio as cadeias produtivas locais. Boletim Técnico-Científico, 1(1). https://doi.org/10.26669/2359-2664.2014.3

Resumo

Os Institutos Federais, são autarquias de base educacionais, com foco na territorialidade, como elemento principal para sua formação identitária. Através do compromisso em desenvolver a região onde está inserido, o Instituto Federal Farroupilha, tem sua proposta pedagógica, de ensino, pesquisa e extensão, baseada no desenvolvimento local. O objetivo desse trabalho, consistem em relatar a experiência do trabalho de Extensão e Pesquisa tecnológica realizada nos anos de 2011 e 2012, junto aos produtores vitivinícolas do município de Jaguari-RS. Viabilizado pelo PIIEX (Programa Institucional de Incentivo à Extensão), o trabalho envolveu professores e alunos extensionistas do curso superior de Gestão Pública e Produtores Vitivinicultores do município de Jaguari-RS. Ao término dos trabalhos, constatou-se melhoria dos resultados nas práticas de produção, melhoria das ações mercadológicas, como formalização e profissionalização do associativismo, fortalecimento financeiro e organizacional da Cooperativa Agrária São José e representatividade do setor junto aos órgãos municipais e estaduais, além da interligação entre extensão-pesquisa e ensino durante a trajetória acadêmica dos alunos envolvidos nas atividades. Destaca-se o modelo de integração de educação tecnológica com um setor produtivo, uma das razões de existência dos Institutos Federais de Educação Tecnológica.
https://doi.org/10.26669/2359-2664.2014.3
PDF

Referências

O FORTALECIMENTO DA VITIVINICULTURA NO MUNICIPIO DE JAGUARI-RS. (2011). Relatório de Extensão. São Vicente do Sul: IFFarroupilha– SVS.

O DIAGNÓSTICO SÓCIOECONOMICO E GERENCIAL DOS PRODUTORES VITIVINICOLAS DO MUNICIPIO DE JAGUARI-RS. (2011). Relatório de pesquisa. São Vicente do Sul: IFFarroupilha– SVS.

ALAVANCAGEM COMPETITIVA NA COOPERATIVA AGRÁRIA SÃO JOSÉ (2012). Relatório de extensão. São Vicente do Sul: IFFarroupilha– SVS.

PACHECO, Elieser. (2009) Os Institutos Federais - Uma Revolução na educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Moderna.

SOUZA, R. S. (2012). A condição organizacional: o sentido das organizações no desenvolvimento rural. Santa Maria: Editora da UFSM.

SOUZA, L. V. de, ASSIS, S. O., NEUMANN, P. S. (2010) O município de Jaguari, RS, na perspectiva rural: os sistemas de cachaça e de tabaco. XV Jornadas Nacionales de Extension Rural y VII del Mercosur. Acesso em 20 jul. 2013 de http://www.aader.org.ar/XV_Jornada/ trabajos/portugues/Aportes_teoricos/Ensayos/Trabajo%20P15%20Completo.pdf