Boletim Técnico-Científico https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/boletim-tecnico-cientifico <p>O Boletim Técnico-Científico constitui-se numa publicação técnico-científica multidisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar).</p> <p>O Boletim tem por finalidade a divulgação de artigos científicos, técnicos e tecnológicos, tendo como público-alvo os estudantes, os servidores e a comunidade escolar do IFFar.</p> <p>Devido ao seu aspecto multidisciplinar, publica artigos científicos, comunicações curtas, relatos de experiência e dossiês temáticos nas diversas áreas do conhecimento.&nbsp;&nbsp;</p> <p>O Boletim Técnico-Científico apresenta fluxo contínuo de divulgação e encontra-se disponível exclusivamente no formato eletrônico (<em>online</em>).&nbsp;</p> <p>Este Boletim não cobra taxas dos autores e ainda oferece acesso gratuito e aberto ao seu conteúdo em nosso site.</p> pt-BR btif@iffarroupilha.edu.br (Rejane Flores) btif@iffarroupilha.edu.br (Boletim Técnico-Científico) Ter, 21 Mar 2023 14:07:03 -0300 OJS 3.1.2.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Desenvolvimento de mistura à base de farinha de grão de bico para bolo de caneca acrescido de cacau e amendoim https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/boletim-tecnico-cientifico/article/view/391 <p>Muitas são as razões que levam o indivíduo a mudar seus hábitos alimentares sendo o principal fator, visto atualmente, é o cuidado com a saúde seguido pela questão nutritiva. Uma das tendências no mercado de alimentos do tipo <em>plant-based</em> é desenvolver e comercializar produtos alimentares que sejam dotados de segurança, qualidade e saudabilidade, e que ao mesmo tempo sejam de preparo rápido e prático. Pensando nisso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma mistura para bolo de caneca vegano a base farinha de grão de bico, que é fonte de proteínas e possui alto conteúdo de fibras, auxiliando na promoção da saúde do consumidor. Por se tratar de um produto vegano, para a formulação optou-se pelo uso de gomas xantana e CMC como substitutas do ovo, cacau e amendoim também foram adicionados, porém neste caso para atenuar o retro gosto da farinha de grão de bico. Por fim foi realizado um teste sensorial do tipo aceitação onde a grande maioria relatou ter gostado do produto (IA de aceitação global 74,9%) e 56% destes provadores que comprariam o produto corroborando com o potencial de mercado junto ao público que o este tipo de produto detém.</p> Ilana Racowski, Leticia Vieira Guedes , Thalyta Ribeiro Nicassio , Mônica dos Santos , Lucas Brogio Sanches Marin Copyright (c) 2023 Boletim Técnico-Científico https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/boletim-tecnico-cientifico/article/view/391 Qua, 20 Dez 2023 16:23:09 -0300 Reflexões sobre o estágio curricular no ensino não presencial https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/boletim-tecnico-cientifico/article/view/372 <p>Este artigo é um relato de experiência, do tipo exploratório e descritivo, sobre as observações das relações de ensino realizadas durante o estágio curricular de uma acadêmica da Licenciatura em Matemática durante o ensino não presencial no ano de 2020, auge da Pandemia Covid-19. Os elementos descritos mostram o quanto este tempo de ensino foi instável, com pontos positivos e negativos, dificuldades e desafios tanto para gestores, como professores e estudantes. Todos precisaram se adaptar ao tempo, espaço, instrumentos e ações de ensino e de aprendizagem centradas em atividades não presenciais, com contato através de ferramentas digitais de informação e comunicação, principalmente através de grupos de Whatsapp exclusivos para iterações disciplinares. O processo de ensino ocorreu dentro dos limites individual e coletivos do contexto. Para a acadêmica em formação também foi um momento desafiador, de aproximação com a realidade educacional desconhecida de todos e em cotidiana construção, mostrando o quanto a profissão docente exige desacomodação, ousadia e protagonismo, para que a educação efetiva aconteça.</p> Siomara Cristina Broch, Greice Kelly da Silva Borges Copyright (c) 2023 Boletim Técnico-Científico https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/boletim-tecnico-cientifico/article/view/372 Ter, 21 Mar 2023 13:54:43 -0300 Jogos em aulas de Matemática: uma prática pedagógica extensionista na formação inicial de professores https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/boletim-tecnico-cientifico/article/view/374 <p>Este artigo apresenta e reflete sobre uma prática de ensino desenvolvida com acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática numa atividade pedagógica de extensão na comunidade escolar. Durante as aulas na Instituição de Educação Superior, os acadêmicos utilizaram materiais recicláveis e fizeram reuso de diferentes objetos para construírem jogos que fossem utilizados em aulas da disciplina de Matemática no Ensino Fundamental. Fizeram ficha com regras e características de cada jogo, bem como estudaram e analisaram habilidades e estratégias utilizadas durante o desenvolvimento dos jogos. No final do semestre, os acadêmicos foram até uma escola desenvolver os jogos com alunos de 6º e 7º anos na aula de Matemática.&nbsp; A utilização de jogos nas aulas é um recurso pedagógico que mostra bons resultados, pois torna a aula mais dinâmica e interativa, fazendo com que os alunos tenham mais interesse e sintam prazer no desenvolvimento de habilidades matemáticas. Também possibilita que os alunos desenvolvam métodos de raciocínio e resolução de problemas e estimulem a sua criatividade. O foco destas ações pedagógicas é a experiência do acadêmico com a atuação docente na realidade educacional regional, numa ação de parceria e trocas de aprendizagens na escola, com vistas a mais ampla formação inicial dos futuros professores e a contribuição da melhoria da qualidade do ensino da Matemática. Portanto, são atividades que integram o ensino e a extensão no currículo de formação inicial dos novos professores.</p> Siomara Cristina Broch, Lavinia Clemente Lima Copyright (c) 2023 Boletim Técnico-Científico https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/boletim-tecnico-cientifico/article/view/374 Sex, 07 Jul 2023 12:54:38 -0300 Valuation: modelo de precificação de empresas por meio do método de fluxo de caixa descontado https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/boletim-tecnico-cientifico/article/view/379 <p>O método <em>valuation</em> caracteriza-se pela análise e precificação de empresas através de diferentes processos de avaliação, incluindo a análise setorial, apreciação com base no fluxo de caixa da empresa, inspeção por múltiplos, entre outros. O <em>valuation</em> pode ser aplicado tanto em empresas que possuem capital aberto, estando listadas em bolsas de valores, quanto em empresas de capital fechado, que apresentam limitações em função dos seus dados não serem públicos, o que torna o processo mais restrito. O presente estudo objetivou compilar e explanar os principais pontos do <em>valuation</em>, por meio do modelo de fluxo de caixa descontado, através de uma pesquisa bibliográfica explicativa, evidenciando as premissas e os conceitos que devem ser levados em consideração em uma precificação empresarial.</p> Marcos Dandolini Marques, Marlon Gonçalves Zilli, Eduardo Lux, Rômulo Francisco Hendges dos Santos Copyright (c) 2023 Boletim Técnico-Científico https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/boletim-tecnico-cientifico/article/view/379 Qua, 20 Dez 2023 16:26:27 -0300