https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/boletim-tecnico-cientifico/issue/feedBoletim Técnico-Científico2025-06-05T09:09:06-03:00Rejane Floresrejane.flores@iffarroupilha.edu.brOpen Journal Systems<p>Prezados(as) autores(as),</p> <p>O Boletim Técnico-Científico constitui-se numa publicação técnico-científica multidisciplinar do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), cuja finalidade é a divulgação de trabalhos realizados pela comunidade escolar do IFFar. </p> <p>Devido ao seu aspecto multidisciplinar, publica artigos científicos, comunicações curtas, relatos de experiência e dossiês temáticos nas diversas áreas do conhecimento. </p> <p>O Boletim Técnico-Científico apresenta fluxo contínuo de divulgação e encontra-se disponível exclusivamente no formato eletrônico (<em>online</em>). </p> <p>Este Boletim não cobra taxas dos autores e ainda oferece acesso gratuito e aberto ao seu conteúdo em nosso site.</p>https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/boletim-tecnico-cientifico/article/view/499Participação da comunidade escolar 2025-06-02T08:58:14-03:00Hosana Crisostomo Cavalcantehosana_crisostomo@hotmail.comFabricia Sônegofabricia.sonego@iffarroupilha.edu.br<p>Este recorte de pesquisa possui natureza qualitativa e tem como objetivo discutir a importância da participação na gestão democrática das escolas públicas brasileiras sob a ótica de sua legislação e da literatura. O <em>corpus </em>de pesquisa foi constituído por meio de pesquisa bibliográfica e documental na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Plano Nacional de Educação. A partir da metodologia análise textual discursiva, foi possível perceber que a gestão democrática tem como cerne a participação da comunidade escolar. Para isso, a legislação elenca estratégias como a criação de espaços participativos e a construção colaborativa do projeto político pedagógico escolar. Já na literatura explorada, observa-se que temas como a participação da família e responsáveis, a representação discente e a função do gestor escolar na promoção da gestão democrática representam tanto desafios quanto estratégias para uma participação efetiva da comunidade escolar.</p>2025-06-01T17:54:11-03:00Copyright (c) 2025 Boletim Técnico-Científicohttps://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/boletim-tecnico-cientifico/article/view/516Unidades de alimentação hospitalar2025-06-05T09:09:06-03:00Thaís da Luz Fontoura Pinheirothaispinheirofw@gmail.comGrazielle Cezimbra Castagna Weisgrazielle.castagna@gmail.comGislaine Hermannsgislaine.hermanns@iffarroupilha.edu.br<p>A alimentação desempenha papel fundamental na manutenção e recuperação da saúde de indivíduos saudáveis e enfermos, sendo importante atentar que os alimentos contaminados são vias de infecção hospitalar, cujas principais causas de ocorrências são condições higiênico-sanitárias inadequadas. Diante desse contexto, o objetivo deste estudo foi compilar, através de uma revisão descritiva de publicações relativas às legislações aplicadas no âmbito nacional e suas exigências voltadas para as boas práticas de manipulação nas unidades de alimentação hospitalar, considerando o setor de nutrição e dietética, lactário, sondário, e banco de leite humano. Com base neste estudo, concluiu-se que os regulamentos que tratam sobre as boas práticas de manipulação na esfera federal, tem como base as Resoluções RDC nº 216/04 e RDC n° 52/14, sendo que os demais documentos citados, atuam como complementos na busca de uma maior segurança dos alimentos em serviços de alimentação hospitalar e setores correlatos.</p>2025-06-04T21:04:24-03:00Copyright (c) 2025 Boletim Técnico-Científico