https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/boletim-tecnico-cientifico/issue/feedBoletim Técnico-Científico2025-09-10T13:18:57+00:00Rejane Floresrejane.flores@iffarroupilha.edu.brOpen Journal Systems<p>Prezados(as) autores(as),</p> <p>Informamos que, temporariamente, o <strong>Boletim Técnico-Científico não está recebendo novas submissões de artigos</strong>. <br>Os artigos já submetidos seguem o fluxo editorial normalmente. </p> <p>Agradecemos pela compreensão.</p> <p>Editoria do Boletim Técnico-Científico</p> <p> </p> <p>O Boletim Técnico-Científico constitui-se numa publicação técnico-científica multidisciplinar do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), cuja finalidade é a divulgação de trabalhos realizados pela comunidade escolar do IFFar.</p> <p>Devido ao seu aspecto multidisciplinar, publica artigos científicos, comunicações curtas, relatos de experiência e dossiês temáticos nas diversas áreas do conhecimento. </p> <p>O Boletim Técnico-Científico apresenta fluxo contínuo de divulgação e encontra-se disponível exclusivamente no formato eletrônico (<em>online</em>). </p> <p>Este Boletim não cobra taxas dos autores e ainda oferece acesso gratuito e aberto ao seu conteúdo em nosso site.</p>https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/boletim-tecnico-cientifico/article/view/499Participação da comunidade escolar 2025-06-02T08:58:14+00:00Hosana Crisostomo Cavalcantehosana_crisostomo@hotmail.comFabricia Sônegofabricia.sonego@iffarroupilha.edu.br<p>Este recorte de pesquisa possui natureza qualitativa e tem como objetivo discutir a importância da participação na gestão democrática das escolas públicas brasileiras sob a ótica de sua legislação e da literatura. O <em>corpus </em>de pesquisa foi constituído por meio de pesquisa bibliográfica e documental na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Plano Nacional de Educação. A partir da metodologia análise textual discursiva, foi possível perceber que a gestão democrática tem como cerne a participação da comunidade escolar. Para isso, a legislação elenca estratégias como a criação de espaços participativos e a construção colaborativa do projeto político pedagógico escolar. Já na literatura explorada, observa-se que temas como a participação da família e responsáveis, a representação discente e a função do gestor escolar na promoção da gestão democrática representam tanto desafios quanto estratégias para uma participação efetiva da comunidade escolar.</p>2025-06-01T17:54:11+00:00Copyright (c) 2025 Boletim Técnico-Científicohttps://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/boletim-tecnico-cientifico/article/view/516Unidades de alimentação hospitalar2025-06-05T09:09:06+00:00Thaís da Luz Fontoura Pinheirothaispinheirofw@gmail.comGrazielle Cezimbra Castagna Weisgrazielle.castagna@gmail.comGislaine Hermannsgislaine.hermanns@iffarroupilha.edu.br<p>A alimentação desempenha papel fundamental na manutenção e recuperação da saúde de indivíduos saudáveis e enfermos, sendo importante atentar que os alimentos contaminados são vias de infecção hospitalar, cujas principais causas de ocorrências são condições higiênico-sanitárias inadequadas. Diante desse contexto, o objetivo deste estudo foi compilar, através de uma revisão descritiva de publicações relativas às legislações aplicadas no âmbito nacional e suas exigências voltadas para as boas práticas de manipulação nas unidades de alimentação hospitalar, considerando o setor de nutrição e dietética, lactário, sondário, e banco de leite humano. Com base neste estudo, concluiu-se que os regulamentos que tratam sobre as boas práticas de manipulação na esfera federal, tem como base as Resoluções RDC nº 216/04 e RDC n° 52/14, sendo que os demais documentos citados, atuam como complementos na busca de uma maior segurança dos alimentos em serviços de alimentação hospitalar e setores correlatos.</p>2025-06-04T21:04:24+00:00Copyright (c) 2025 Boletim Técnico-Científicohttps://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/boletim-tecnico-cientifico/article/view/518A formação para gestão escolar sob a perspectiva de profissionais da educação em constante processo formativo2025-07-03T10:37:02+00:00Ana Maria Da Luz Schollmeieranaschollmeier25@gmail.comCátia Keskecatia.keske@iffarroupilha.edu.brPatricia Glaucia Muniz de Abreu Mendespatymendes1989@gmail.comMônica de Souza Trevisanmonica.trevisan@iffarroupilha.edu.br<p>A gestão escolar desempenha um papel mais relevante do que o de mera função burocrática, atuando tanto no trabalho pedagógico quanto no administrativo, envolvendo a comunidade nos processos de ensino e de aprendizagem. Diante disso, o presente trabalho busca analisar como tem ocorrido a formação para gestores escolares, por meio de uma pesquisa qualitativa. Apresenta um recorte que enfatiza o perfil da turma e os aspectos necessários à formação do gestor. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado, aplicado a quinze profissionais da educação que estão cursando Especialização em Gestão Escolar no Instituto Federal Farroupilha, <em>Campus</em> Panambi. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados obtidos permitem afirmar que a formação para gestores e gestoras se dá, principalmente, por meio de cursos de qualificação e atualização, já que a formação inicial dos profissionais da educação não oferece ênfase suficiente para o exercício da gestão escolar.</p>2025-07-03T10:13:39+00:00Copyright (c) 2025 Boletim Técnico-Científicohttps://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/boletim-tecnico-cientifico/article/view/523Escrita Criativa2025-09-10T13:18:57+00:00Luana Borges Scarpini de Britoluanascarpinib@gmail.comLucas Martins Floreslucas.flores@iffarroupilha.edu.br<p>Este trabalho objetiva analisar e comparar o discurso sobre escrita criativa presente na rede social <em>Instagram</em> e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), lançando mão da teoria semiolinguística da análise do discurso. Almejou-se, assim, entender se a noção de escrita, fortemente circulada atualmente em meios virtuais, também consta nos documentos oficiais para o ensino. Também se realizou um levantamento de textos teóricos sobre o tema em questão e construíram-se reflexões a partir disso. A metodologia de pesquisa adotada foi a exploratória. Por fim, considerou-se que o imaginário presente na rede social <em>Instagram</em> sobre escrita é fortemente comercial, com a ideia de aprendizagem rápida. Já na BNCC, há um imaginário sociodiscursivo sobre escrita com uma perspectiva discursiva, mas sem considerar o texto literário.</p>2025-09-10T08:18:29+00:00Copyright (c) 2025 Boletim Técnico-Científicohttps://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/boletim-tecnico-cientifico/article/view/536Os profissionais da educação inclusiva e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs)2025-09-10T13:18:45+00:00Rolciane Portellarolciane1994@gmail.comThais Andrea Baldissera thais.baldissera@iffarroupilha.edu.br<p>Este trabalho investiga a relação entre os profissionais da educação inclusiva e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na construção do conhecimento. A questão central deste estudo foi: Como ocorre a construção do conhecimento entre os profissionais da educação inclusiva e as TICs? Destaca-se, neste contexto, a necessidade de mudanças no ambiente escolar, com a implementação de práticas mais flexíveis e o domínio das tecnologias por parte dos profissionais. Essa transformação é essencial para promover uma educação mais inclusiva e eficaz, interligando a capacitação tecnológica com a adaptação pedagógica necessária para atender às necessidades de todos os alunos. O objetivo foi realizar uma investigação bibliográfica qualitativa sobre essa relação, utilizando artigos do portal <em>SciELO</em>. Os resultados apontaram a importância da integração responsável das TICs, formação adequada dos professores e planejamento cuidadoso. Identificaram-se desafios, como falta de capacitação e investimento insuficiente por instituições públicas. A pesquisa conclui que a relação entre profissionais da educação inclusiva e TICs é essencial para uma educação inclusiva de qualidade, potencializando a tecnologia como ferramenta eficaz para atender alunos com deficiência, desde que usada adequadamente e com suporte.</p>2025-09-10T08:42:55+00:00Copyright (c)