https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/boletim-tecnico-cientifico/issue/feedBoletim Técnico-Científico2024-06-26T15:02:02-03:00Rejane Floresrejane.flores@iffarroupilha.edu.brOpen Journal Systems<p>O Boletim Técnico-Científico constitui-se numa publicação técnico-científica multidisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar).</p> <p>O Boletim tem por finalidade a divulgação de artigos científicos, técnicos e tecnológicos, tendo como público-alvo os estudantes, os servidores e a comunidade escolar do IFFar.</p> <p>Devido ao seu aspecto multidisciplinar, publica artigos científicos, comunicações curtas, relatos de experiência e dossiês temáticos nas diversas áreas do conhecimento. </p> <p>O Boletim Técnico-Científico apresenta fluxo contínuo de divulgação e encontra-se disponível exclusivamente no formato eletrônico (<em>online</em>). </p> <p>Este Boletim não cobra taxas dos autores e ainda oferece acesso gratuito e aberto ao seu conteúdo em nosso site.</p>https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/boletim-tecnico-cientifico/article/view/435Caracterização da fertilidade do solo do município de São Vicente do Sul – RS2024-06-26T15:02:02-03:00Bárbara Ferreira de Oliveirabo379383@gmail.comCleudson José Micheloncleudson.michelon@iffarroupilha.edu.brLuís Felipe Rechlf.r3ch@gmail.comEduardo Viero Faberoeduardo.2021010281@aluno.iffar.edu.brAndressa Lançanova Dresslerandressa.2021010245@aluno.iffar.edu.brLuíze dos Santos Fontouraluizesantosfontoura520@gmail.comVictor Gustavo Estivalet dos Santosvictoragro2000@gmail.com<p>O município de São Vicente do Sul, está localizado na região central do Rio Grande do Sul, a produção agropecuária é uma forte característica desta região, porém têm-se observado problemas com acidez e disponibilidade de nutrientes em solos degradados, ocasionando prejuízos aos produtores no município. A análise química do solo é a ferramenta mais utilizada para avaliar a fertilidade dos solos. O trabalho teve como objetivo realizar a caracterização da fertilidade dos solos do município de São Vicente do Sul, a partir dos resultados das análises químicas processadas no Laboratório de Análise de Solo IFFar Campus SVS, entre janeiro de 2015 e dezembro de 2022. Foram utilizados 1800 resultados de análise de solo e avaliados os seguintes atributos químicos: matéria orgânica, textura, fósforo, potássio, pH, capacidade de troca de cátions, saturação de bases e saturação por alumínio. Os resultados evidenciaram que a maioria dos solos do município de São Vicente do Sul, apresentam textura arenosa, com elevada acidez, baixos teores de matéria orgânica, fósforo e potássio. Dessa forma, conclui-se que o uso de fertilizantes e corretivos aliados a mudança no manejo realizados nessas áreas é fundamental para recuperar e manter a fertilidade do solo em níveis adequados para o desenvolvimento das culturas.</p>2024-06-26T08:35:06-03:00Copyright (c) 2024 Boletim Técnico-Científicohttps://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/boletim-tecnico-cientifico/article/view/449Rádio-escola na educação 2024-06-26T15:01:37-03:00Sheila de Oliveira Goulartsheilagoulart@iffarroupilha.edu.brMiro Luiz dos Santos Bacin mirobacin@unipampa.edu.brMario Reinaldo Vásquez Astudillo mario.astudillo@ufsm.brClaudete Fogliato Ribeiroclaudetefr@gmail.comAdriana Moreira da Rocha Veigaadrianaufsm@gmail.com<p>A rádio-escola surge como uma possibilidade pedagógica de construção do saber, pois incentiva o desenvolvimento da criatividade, da reflexão e da oralidade. Nesse contexto, objetivou-se apresentar o teor das produções científicas sobre a rádio-escola na educação básica e superior brasileira no período de 2007 a 2022. Realizou-se uma revisão sistemática de literatura na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD). Evidenciou-se que a rádio-escola promove a inter e a transdisciplinaridade, que converge para a autonomia, formação do pensamento crítico e emancipação dos sujeitos. Além disso, os achados demonstram questões intrínsecas como: escuta da fala juvenil, mediação comunicacional constitutiva, produção de gêneros orais e escritos, discurso midiático, projetos de vida e as diversas formas de desenvolver a rádio em ambientes escolares, revelando as multifacetas e perspectivas de discussão em torno da temática. Assim, apesar do avanço das tecnologias e da supremacia de outras mídias, a radio-escola ainda se constitui como um instrumento pedagógico de grande potencial transformador e socializador desde sua gênese. Faz-se necessário refletir sobre a razão de fazê-la, como e para quê, considerando seu propósito de possibilitar uma educação cidadã, democrática, inclusiva e equitativa, focada na emancipação, na edificação e na ressignificação de saberes.</p>2024-06-26T09:59:56-03:00Copyright (c) 2024 Boletim Técnico-Científicohttps://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/boletim-tecnico-cientifico/article/view/417Educação híbrida e ensino de arte 2024-06-26T15:01:50-03:00Mariella Fidlerfidlermariella@gmail.comRosangela Ferreira Prestesro.fprestes@san.uri.br<p class="western" align="justify">A pandemia de Covid-19 trouxe transformações importantes no ensino brasileiro. A necessidade de atender os alunos remotamente acelerou um processo já bastante consolidado no ensino superior: o uso de ferramentas tecnológicas para o ensino a distância. Subitamente, professores tiveram que se adaptar a novas metodologias mediadas pela tecnologia, em um primeiro momento com um ensino a distância, mediante atividades acessadas remotamente pelos alunos. Mais tarde, em um sistema híbrido, quando os alunos se revezavam para frequentar a escola a fim de manter o distanciamento social. Embora hoje, as aulas presenciais na Educação Básica tenham retornado, a valia das ferramentas educativas exploradas durante o período de distanciamento social não deve ser desconsiderada. Dessa forma, apresenta-se aqui a conceituação de educação híbrida, os desafios para sua aplicação e seus potenciais benefícios. Ao final, há um relato de experiência de como ferramentas digitais foram utilizadas durante o ano de 2020, em uma turma de pré-escola, possibilitando a continuidade do Projeto “Releituras de Obras de Arte”, que se fundamenta na Abordagem Triangular do ensino da arte proposta por Ana Mae Barbosa. Os resultados obtidos foram positivos, favorecendo a teoria de que tecnologias digitais e ensino híbrido têm potencial para contribuir para o ensino da arte na Educação Básica.</p>2024-06-26T09:48:22-03:00Copyright (c) 2024 Boletim Técnico-Científico