José Ferreira de Moraes: Biografia
🔍 Buscar
PDF

Palavras-chave

Biografi a. Espiritismo. História. Medicina. São Borja.

Como Citar

AsturianM. J.; RoballoE. C.; da RosaB. A.; MatosoR. B.; AloraldoV. S. José Ferreira de Moraes: Biografia. Revista de Ciência e Inovação, v. 1, n. 1, p. 13-25, 23 maio 2016.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo reconstituir a biografia de José Ferreira de Moraes para o conhecimento histórico local (São Borja/RS) e regional. O estudo biográfico configura uma pesquisa dos processos sociais por meio da interação, conflitos, lutas por legitimidade e reconhecimentos no interior dos espaços sociais. Entender o processo histórico do desenvolvimento da medicina local e regional através da atuação do médico José Ferreira de Moraes, bem como o desenvolvimento do espiritismo e suas relações com o catolicismo no universo religioso local são problemáticas que permeiam o respectivo artigo. Para tanto, foram pesquisadas fontes primárias (sobretudo, encontradas na Associação Espírita José Ferreira de Moraes – São Borja) e bibliográficas.  

https://doi.org/10.26669/2448-409136
PDF

Referências

AURELL, Jaume. A escrita da história: dos positivismos aos pós modernismos. São Paulo: Sita- -Brasil, 2010.

BORGES, Vavy Pacheco. Grandezas e misérias da biografi a. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005. p. 203-233.

COLVERO, Ronaldo Bernardino; ASSIS, Ataídes André de Oliveira. Itaqui nas fronteiras Ibero- -Americanas (1801-1889). São Borja: Faith, 2012.

DAVIS, Natalie Z. O Retorno de Martin Guerre. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

DORATIOTO, Francisco Fernando Montoliva. Maldita Guerra: nova história da Guerra do Paraguai. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

DOURADO, Ângelo. Voluntários do Martírio: narrativa da Revolução de 1893. 3. ed. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1979.

GAY, Peter. Freud para historiadores. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

GOUBERT, Pierre. História Local. História & Perspectivas, Uberlândia, v. 6, p. 45-47, jan/jun 1992.

KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. São Paulo: Instituto de Difusão Espírita, 1985.

LORIGA, Sabina. A biografi a como problema. In: REVEL, Jacques (org.). Jogos de escalas: a experiência da microanálise. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998. p. 225-249.

______. O pequeno x: da biografi a à história. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

MAESTRI, Mário. Breve história do Rio Grande do Sul: da Pré-História aos dias atuais. Passo Fundo: Universidade de Passo Fundo, 2010.

MELNITZKI, Marcelo Lima. As regras espirituais são tão exatas e positivas como as ciências materiais: as representações sobre a ciência no Jornal Espírita. 2012. 157 f. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

OLEA, Eudon Henrique Nunes. Biografi a: José Ferreira de Moraes e dados históricos. São Borja, 2008.

PRIORE, Mary Del. Do outro lado: a história do sobrenatural e do espiritismo. Rio de Janeiro: Planeta do Brasil, 2014.

RECKZIEGEL, Ana Luiza Setti; COLUSSI, Eliane Lucia. Fontes, acervos e documentos para o estudo da história política do Norte do RS (1850-1950). MÉTIS: história & cultura. v. 3, n. 5, p. 31-38, jan/

jun. 2004.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

O autor deve garantir:

  • que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
  • que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista de Ciência e Inovação reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.

Todas as submissões recebidas para avaliação  passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.

A Revista de Ciência e Inovação, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo  que os artigos publicados sejam disponibilizados para toda a comunidade.

Os conteúdos da Revista de Ciência e Inovação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.  

Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Downloads

Não há dados estatísticos.