Ecoeficiência na mudança dos padrões de consumo de água: um estudo de caso em residências do município de Pelotas/RS
🔍 Buscar
PDF

Palavras-chave

Conservação da Água
Consumo per capita
Produção mais Limpa.

Como Citar

CecconelloS. T.; CentenoL. N.; LeandroD.; CastroA. S. Ecoeficiência na mudança dos padrões de consumo de água: um estudo de caso em residências do município de Pelotas/RS. Revista de Ciência e Inovação, v. 4, n. 1, p. 72-81, 25 jul. 2019.

Resumo

Atualmente os padrões de consumo de água existentes no mundo estão exigindo cada vez maiores quantidades de água e investimentos para garantir a qualidade de água consumida nas diversas atividades humanas. Com vistas a garantir a sustentabilidade do planeta Terra, várias propostas estão surgindo como alternativas para a mudança dos padrões de consumo. Dentre elas, a Ecoeficiência visa promover a sustentabilidade, através da eficiência ambiental, ou seja, da capacidade de produzir em quantidades maiores a custos menores, reduzindo o consumo de matérias-primas e a produção de resíduos. Diante disso, o objetivo deste estudo foi identificar os padrões de consumo de água em residências no município de Pelotas, promovendo ações que buscam a redução do consumo de água baseadas em medidas de Ecoeficiência. Foram escolhidas seis residências divididas em residências de alto, médio e baixo padrão. Durante os meses de maio e junho de 2017, foram coletados dados referentes ao consumo de água nas residências e as características ou hábitos de consumo. Após a coleta dos dados, foram propostas alternativas para a redução no consumo de água, visando a Ecoeficiência. Através de medidas simples, foram obtidas reduções nos padrões de consumo de água nas residências que se propuseram a aplicar as alternativas da ecoeficiência. Concluiu-se que através dessas medidas, como a redução do tempo para a execução de atividades diárias e/ou alteração de equipamentos mais sofisticados, pode-se reduzir o consumo de água e, consequentemente, os gastos com a conta mensal de água.

https://doi.org/10.26669/2448-4091191
PDF

Referências

COELHO, A.C.D. Avaliação da Aplicação da Metodologia de Produção mais Limpa UNIDO/UNEP no Setor de Saneamento Estudo de Caso: EMBASA S.A. 2004. 209 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Gerenciamento e Tecnologia Ambiental no Processo Produtivo, Engenharia Ambiental, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2004.

DAVIS, M.L.; MASTEN, S.J. Princípios de engenharia ambiental. Porto Alegre: AMGH Editora, 2016.

GUINDANI, Adriano Marcos. Estudo de viabilidade econômica da implantação do sistema de captação e aproveitamento de águas pluviais em edificação residencial em Estrela-RS. 2016. 96 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Centro Universitário Univates, Lajeado, 2016.

HELLER, L., PÁDUA, V.L. Abastecimento de água para consumo humano. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE – MMA. Consumo sustentável: manual de educação. Brasília: Consumers International/MMA/IDEC, 2005. 160 p.

ONU. Organização das Nações Unidas. Gabinete do Alto Comissário para os Direitos Humanos (ACNUDH). Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). Organização Mundial de Saúde (OMS). (O) Direito à Água. Fact sheet N.º 35. 2010. Disponível em: http://www.ohchr.org/Documents/Publications/FactSheet35en.pdf. Acesso em: 20/10/2017.

PELOTAS (Município). Lei Nº 6.294, de 02 de Dezembro de 2015. Dispõe sobre a alteração na sistemática de cobrança pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de efluentes por parte do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas – SANEP, e dá outras providências. Pelotas: Câmara Municipal, 2015.

SERVIÇO AUTÔNOMO DE SANEAMENTO DE PELOTAS - SANEP. Cobrança de água. 2017. Site oficial. Prefeitura Municipal de Pelotas. Disponível em: <http://www.pelotas.rs.gov.br/sanep/cobrancadeagua/>. Acesso em: 24 out. 2017.

SILVA, A. L. E. et al. Contribuições da produção mais limpa, ecoeficiência e sustentabilidade como alternativas de agregação de valor para uma cooperativa de materiais reciclados. Desafio Online, Campo Grande, v. 5, n. 2, p. 242-260, maio 2017.

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (Rio Grande do Sul). Preços e custos da construção – CUB/RS. 2017. Disponível em: <http://www.sinduscon-rs.com.br/wp-content/uploads/2017/08/Preço-e-Custos-da-Construção-1-OUTUBRO-20171.pdf>. Acesso em: 20 out. 2017.

SHAMMAS, N.K; WANG, L.K. Abastecimento de água e remoção de resíduos. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

SOUZA, É. G. F.; RAMOS, H. R.; RUIZ, M. S. A Produção Mais Limpa no Âmbito da Cadeia de Suprimentos Verde: Uma Análise no Setor de Panificação. Fórum Ambiental da Alta Paulista, S.l, v. 12, n. 3, p.99-111, 2016.

TELLES, D.D; COSTA, R.P. Reuso da Água: Conceitos, Teorias e Práticas. São Paulo: Blucher, 2010.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

O autor deve garantir:

  • que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
  • que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista de Ciência e Inovação reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.

Todas as submissões recebidas para avaliação  passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.

A Revista de Ciência e Inovação, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo  que os artigos publicados sejam disponibilizados para toda a comunidade.

Os conteúdos da Revista de Ciência e Inovação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.  

Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Downloads

Não há dados estatísticos.