O olhar docente para os estudantes com altas habilidades/superdotação em prol de uma educação inclusiva.
🔍 Buscar
PDF

Palavras-chave

Educação inclusiva. Altas habilidades/superdotação. Estudantes.

Como Citar

NegriniT. O olhar docente para os estudantes com altas habilidades/superdotação em prol de uma educação inclusiva. Revista de Ciência e Inovação, v. 1, n. 1, p. 59-68, 23 maio 2016.

Resumo

A educação inclusiva é uma discussão que vem se expandindo, e discutir a educação dos estudantes com altas habilidades/superdotação torna-se uma necessidade. Este texto objetiva discorrer a respeito da necessidade de conhecimento dos professores dos diferentes níveis sobre o tema das altas habilidades/superdotação, a fi m de contribuir para a qualifi cação da educação desses estudantes. Este trabalho caracteriza-se como um estudo qualitativo, uma vez que realiza um debate partindo de estudos e constatações da área, considerando as percepções a partir de projetos, leituras e trabalhos anteriormente desenvolvidos, envolvendo sujeitos com altas habilidades/ superdotação. Faz-se referência a autores como Renzulli (2004, 2010), Freitas e Pérez (2012), entre outros, os quais contribuem nesta discussão. Acredita-se que esses conhecimentos sobre o tema das altas habilidades/superdotação são importantes para os professores tanto da educação básica, quanto tecnológica e superior, tendo em vista que o reconhecimento desses sujeitos, assim como o enriquecimento intra ou extracurricular, pode ser ofertado no nível em que o estudante encontra-se, sendo este um direito dos mesmos.

https://doi.org/10.26669/2448-4091101
PDF

Referências

BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: desenvolvendo competências para o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com altas habilidades/superdotação. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Brasília: MEC, 2011.

FREITAS, Soraia Napoleão; PÉREZ, Susana Graciela Pérez B. Altas habilidades/ superdotação: atendimento especializado. 2. ed. rev. e ampl. Marília: ABPEE, 2012.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Epu,1986.

RENZULLI, Joseph. S. O que é esta coisa chamada superdotação, e como a desenvolvemos? Uma retrospectiva de vinte e cinco anos. Revista Educação. Porto Alegre, ano XXVII, n. 1, p. 75 - 121, jan./abr. 2004.

RENZULLI, Joseph. El rol del profesor en el desarrollo del talento. REIFOP. 2010. Disponível em:<http://www.aufop.com>. Acesso em: 10 fev. 2016.

WINNER, Ellen. Crianças superdotadas: mitos e realidades. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

O autor deve garantir:

  • que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
  • que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.

Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A Revista de Ciência e Inovação reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.

Todas as submissões recebidas para avaliação  passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.

A Revista de Ciência e Inovação, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo  que os artigos publicados sejam disponibilizados para toda a comunidade.

Os conteúdos da Revista de Ciência e Inovação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.  

Qualquer usuário tem direito de:

  • Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
  • Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

De acordo com os seguintes termos:

  • Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
  • Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.

Downloads

Não há dados estatísticos.