Submissões
O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

     

  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A Revista de Ciência e Inovação do IF Farroupilha, aceita para publicação artigos inéditos que centrem sua discussão na área multidisciplinar de avaliação da CAPES.

Para a seleção dos artigos para publicação é fundamental a originalidade do tema ou do tratamento dado ao assunto, à consistência e o rigor da abordagem teórica e a qualidade do texto.

Os trabalhos deverão ser submetidos à Revista pelos próprios autores, através de endereço eletrônico:

http://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/cienciainovacao/pages/view/instrucaoautor

Para modelo do artigo:

http://periodicos.iffarroupilha.edu.br/documentos/journals/3/modelorcif.docx

Os manuscritos serão analisados por pelo menos dois pareceristas, segundo roteiro de análise, baseado principalmente no conteúdo científico. Os pareceristas recomendarão a aceitação, com ou sem necessidade de retornar; recusa ou sugestões de reformulações, neste caso, o artigo reformulado retornará aos pareceristas para avaliação final. Quando no mínimo dois pareceristas aprovarem, sem necessidade de retornar, o artigo estará pronto para ser publicado.

Os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo. Omitindo-se também perante estes os nomes dos autores.

Os manuscritos que envolvam estudos com seres humanos e/ou ensaios clínicos (animais, humanos) deverão vir acompanhados de autorização do CEP (Comitê de Ética na Pesquisa) e/ou CEUA (Comissão de Ética no Uso de Animais) da Instituição de origem do trabalho.

A publicação de artigos está condicionada a pareceres avaliativos favoráveis a publicação de dois colaboradores ad hoc. Em caso de divergência, é solicitado um terceiro parecer. Recursos e outras questões singulares serão examinados e decididos pela Comissão Editorial.

Para a avaliação dos manuscritos serão observados os seguintes critérios:

  • relevância e abrangência do tema;
  • caráter inovador, desenvolvimento e aprofundamento do tema;
  • estrutura teórica e metodológica do trabalho;
  • conclusão e contribuição para área do conhecimento.

O recebimento de artigos será de fluxo contínuo e sua publicação obedecerá à ordem da data de aceite do trabalho, informada pelo(a) Editor (a)-chefe;

Os (as) autores (as) serão comunicados do resultado da avaliação pelo (a) Editor (a)-chefe;

Os artigos assinados serão de responsabilidade exclusiva de seus (suas) autores (as), não refletindo, necessariamente, a opinião do IF Farroupilha;

Os artigos devem ter a extensão máxima de 20 páginas (aproximadamente 45 mil caracteres com espaço), com limite de cinco autores por artigo. Cada artigo deverá ser encabeçado por um título em português e em inglês. O título não poderá exceder 95 caracteres com espaços.

O texto segue o formato exigido:

Editor de texto: Word for Windows 6.0 ou posterior (para facilitar a compatibilidade utilize, por favor, a extensão.doc);

Margens: esquerda e superior 3 cm; direita e inferior 2 cm;

Fonte do texto: Arial, tamanho 12;

Título: Arial, tamanho 14.

Parágrafo: 1,27 cm;

Espaçamento entre linhas: 1,5 cm;

Alinhamento: justificado.

O texto deverá apresentar, inicialmente, um resumo entre 100 a 250 palavras, em português e inglês (abstract); para isso ver a NBR 6028, de novembro de 2003 da ABNT ou respectiva NBR vigente. O resumo deverá conter o foco temático, problema de pesquisa, objetivo, método, resultados e conclusões do trabalho. Deverão ser indicadas cinco palavras-chave em português e inglês.

O texto deve ser escrito de forma clara e fluente. A utilização de notas de fim deve ser para alguma informação de caráter explicativo, não excedendo a utilização de 200 palavras. O autor deverá cuidar para não utilizar referências que possam identificá-lo no processo de avaliação.

A revisão ortográfica e gramatical, em português e inglês, é de inteira responsabilidade do (s) autor (es) do artigo.

Os artigos científicos deverão ser organizados em:

Título: deverá ser claro e conciso, escrito apenas a inicial maiúscula, negrito, centralizado, na parte superior da página. Se houver subtítulo, deverá ser em seguida ao título, em minúscula. Caso o artigo possua uma apoiadora ou necessidade de nota explicativa colocar (*) e no final da primeira página especificar. Apresentar na formatação do título original o título em inglês.

Autores

Obs: O preenchimento dos nomes dos autores será realizado no cadastro e não no documento encaminhado. No cadastro especificar a instituição na qual esta inserida. 

Resumo: deverá constar na mesma página onde estão o título e os autores, duas linhas abaixo dos autores. Deverá ser escrito em um único paragrafo, contendo objetivos, resumo do material e método, principais resultados e conclusão. Não deverá apresentar citação bibliográfica.

Palavras-chave: deverá ser colocada uma linha abaixo do resumo, na margem esquerda, podendo constar até cinco palavras, separadas por ponto final.

Abstract: apresentar o resumo em inglês, no mesmo formato do redigido em português que virá após a palavra ABSTRACT.

Keywords: abaixo do abstract deverão ser colocadas as palavras-chave em inglês.

Introdução: deverá constar breve revisão de literatura, apresentação do problema de pesquisa e dos objetivos do trabalho. As citações devem seguir a NBR 10520 ou publicação equivalente, de agosto de 2002, da ABNT, a qual determina que:

– citações diretas com menos de três linhas devem vir inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas. Deve constar a indicação do autor da citação.

Exemplos:

No final da citação: “Citação” (SANTOS, ano, p. 159).

No início ou inserida no texto: Segundo Santos (ano, p. 159) “Citação”, ou ainda, Santos (ano, p. 159) diz que: “[...] citação”.

– citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto e sem aspas. Ao final, deve constar: (SOBRENOME DO AUTOR CITADO, ano, p. 123).

– citações indiretas, ou seja, texto baseado na obra do autor consultado deve ser adotado o mesmo critério anterior para a referência do autor; se fora dos parênteses, o sobrenome começa com maiúscula e depois letras minúsculas; se entre parênteses, o sobrenome aparece em letras maiúsculas.

Referencial Teórico: Explicitação dos subsídios teóricos que fundamentam a construção do trabalho.

Metodologia ou matérias e métodos: Na metodologia deverá ser explicito minimamente:

Tipo de Pesquisa

Critérios para composição populacional ou amostral

Forma de coleta de dados

Forma de Análise dos Dados

Resultados e discussão: poderão ser apresentados separados ou como um só capítulo, podendo conter no final conclusão sumarizada.

Referências: deverão ser redigidas segundo as normas da ABNT: NBR 6023 de agosto de 2002, ou respectiva NBR vigente. Incluir somente as referências de obras mencionadas no texto.

Normas:

Todos os exemplos aqui apresentados são fictícios.

Autor pessoal

ÚLTIMO SOBRENOME (Caixa alta), D. T. (Primeiras letras do nome e sobrenomes) Título. 3. ed. (Número da edição) Local: Editora, ano. 159p.

Até 3 autores

FONTES, M. P.; LIMA, D. A.; SANTOS, R. P. Título. 4. ed. rev. e aum. Local: Editora, ano.

Mais de 3 autores

GONÇALVES, G. O. et al. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.

– Organizador (es), coordenador(es), tradutor(es)

TEIXEIRA, M. V. (Org.). Título. Tradução de (Nome e Sobrenome do tradutor). [S.l.: s.n.] (Caso não contenha local e editora na obra referenciada), ano.

Autor entidade

BRASIL. Ministério da Educação. Título. Brasília, DF, ano. 96p.

Autoria desconhecida

PRIMEIRA palavra do título. Local: Editora, ano.

Partes de monografia

SANTOS, M. T. Título da parte. In: SOBRENOME, F. S. (Org.). Título da publicação. Local: Editora, ano. cap. 3, p. 6-9.

SANTOS, D. T. Título da parte. In: ______. (caso autor da parte seja igual ao da publicação no todo). Título da publicação. Local: Editora, ano. cap. 4, p. 3-7.

- Monografias e partes de monografias em meio eletrônico e on-line

GONÇALVES, F. M. Título. Local: Editora, ano. 1 CD-ROM.

SANTA MARIA. In: ENCICLOPÉDIA virtual dos municípios do RS. Local: Editora, ano. CD-ROM 1.

SANTOS, N. B. Título. [S.l]: Editora, ano. Disponível em: <http://www.iffarroupilha.edu.br >. Acesso em: 7 ago. 2015.

Eventos (trabalhos apresentados)

FONTES, M. P.; LIMA, D. A. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento). Anais... (mesmo caso para Resumos...) Local (da publicação): Editora, ano. p. 4-8. (Quando em meio eletrônico, adicione a descrição física do recurso utilizado após a paginação. Ex.: ... p. 4-8. 1 CD-ROM.)

Eventos (trabalhos apresentados) on-line

FONTES, M. P.; LIMA, D. A. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento). Anais eletrônicos ... Local: Editora, ano. Disponível em: <http://www.url completa>. Acesso em: 5 ago. 2015.

Artigos e/ou matéria de revista

FONTES, M. P. Título do artigo. Título da publicação, local, n. 1 (número da publicação), p. 4-8 (paginação inicial e final), jan. 2000 (data da publicação).

Artigos on-line

LIMA, D. A. Título do artigo. Título da revista. Local, numeração, ago. 2014 (data da publicação). Disponível em: <http://www.url completa>. Acesso em: 6 jul. 2015.

Tabelas, quadros, gráficos e figuras: devem estar numerados em algarismos arábicos conforme a sequência em que aparecem sempre referidos no corpo do texto e encabeçados por seu respectivo título. Imediatamente abaixo das figuras devem constar suas respectivas legendas textuais. Os mapas devem conter escalas e legendas gráficas.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.