Sobre a Revista

🔍 Buscar

Escopo e Objetivo

A Revista de Ciência e Inovação (RCI) é uma publicação multidisciplinar do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), RS, Brasil. 

A RCI tem por finalidade publicar trabalhos inéditos na forma de artigos originais, artigos de revisão e comunicações curtas. 

Tem como missão contribuir para a disseminação e divulgação das diferentes áreas do conhecimento, com ênfase nas áreas de Educação, Engenharia, Tecnologia e Gestão; Meio Ambiente e Agrárias; Saúde e Biológicas; e Sociais e Humanidades.

Os artigos podem ser publicados em português, inglês e espanhol.

Periodicidade

A RCI adota um fluxo contínuo de publicação e está disponível exclusivamente no formato eletrônico (online).

Contato

Endereço: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – Alameda Santiago do Chile, 195 – Nossa Senhora das Dores 97050-685 – Santa Maria (RS), Brasil

E-mail: rcif@iffarroupilha.edu.br

Telefone: +55 55 32189800

Declaração de acesso aberto

A RCI é um periódico de acesso aberto (Full Open Access), de forma que todo seu conteúdo está disponível gratuitamente, sem custos ao usuário ou a instituição. Os usuários têm permissão para ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro propósito lícito, sem pedir autorização prévia do editor ou do autor. Tais definições estão de acordo com aquelas do comitê diretivo do Budapest Open Access Initiative (BOAI) de acesso aberto.

Os conteúdos da Revista de Ciência e Inovação estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.

Processamento de artigos

A RCI não cobra qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

Direitos autorais e autoarquivamento

Os artigos publicados pela RCI, salvo quando expressamente indicado de outra forma, estão sob a licença Creative Commons Attribution. Os autores mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, o que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que as fontes sejam devidamente citadas.

A RCI encoraja os autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas e pessoais, desde que incluídas as citações completas às versões do website da revista.

Política de Preservação Digital 

A RCI se preocupa com o acesso ao conteúdo em longo prazo. Na ocorrência de algum sinistro com os data centers, os arquivos digitais da revista estão preservados na Rede de Serviços de Preservação Digital – Cariniana, que utiliza o programa LOCKSS. O LOCKSS cria um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes, permitindo que elas mantenham cópias permanentes da revista para preservação e restauração.

Cadastro de Avaliadores  

Caso você não esteja registrado, clique no link http://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/cienciainovacao/user/register e registre-se.

Atenção! 

No final da página de registro tem a opção Cadastrar como, você deve selecionar Avaliador. Em seguida, clique no botão Cadastrar.

OBS: NO MOMENTO DO CADASTRO EM BIOGRAFIA PREENCHER SUA TITULAÇÃO MÁXIMA!

Instruções aos Avaliadores

Passos para ser avaliador:

Acesse o sistema da Revista de Ciência e Inovação do Instituto Federal Farroupilha

http://periodicos.iffarroupilha.edu.br/index.php/cienciainovacao/index, entre com seu login e senha.

1. Na página de usuário, clique em Avaliador.

Instruções para acessar o artigo a ser avaliado:

1. Acessar o site da revista com o seu login e senha.

2. Entrar na página do usuário como AVALIADOR.

3. Na página SUBMISSÕES ATIVAS, clicar no título do artigo.

4. Na página AVALIAÇÃO, aparecerão as informações sobre o artigo e prazo para o parecer.

5. Ao rolar a página, mais para baixo, em DIRETRIZES PARA AVALIAÇÃO aparecerão os 5 passos de avaliação obrigatórios.

6. No passo 3, clicar no arquivo.doc em MANUSCRITO DE SUBMISSÃO e salvá-lo em sua máquina para avaliação posterior.

7. Em seguida, seguirão três passos: 4, 5 e 6. No passo 4, ao clicar no ícone AVALIAÇÃO aparecerá uma outra janela para colar o parecer.

8. No passo 5, se houver comentários no próprio texto, no BROWSE procurar o arquivo da sua máquina e em seguida TRANSFERIR para que o editor/autor tenha acesso posteriormente.

9. No passo 6, fazer a recomendação do artigo: aceitar ou rejeitar sem opções intermediárias, e enviar para o editor.

Para a elaboração do parecer, sugerimos observar os seguintes aspectos:

1. Adequação do trabalho ao tema proposto;

2. Explicitação do objetivo do trabalho e coerência de seu desenvolvimento no texto;

3. Conformidade com a teoria proposta, demonstrando conhecimento atualizado da bibliografia;

4. Originalidade da reflexão e contribuição para o campo de conhecimento;

5. Clareza, correção e adequação da linguagem a um trabalho científico.

 

Histórico do periódico

O Portal de Periódicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (https://periodicos.iffarroupilha.edu.br/ ) foi criado oficialmente em 2014, como uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação. Tem como missão o desenvolvimento, a democratização do acesso à pesquisa científica e a qualificação das revistas editadas pelo IFFar, alinhado aos princípios do Acesso Aberto. 

Em 2016, foi efetuada a primeira publicação da Revista de Ciência e Inovação (RCI). Ainda naquele ano, após a segunda edição, a revista alcançou a sua primeira avaliação Qualis Capes B5, um acontecimento de grande relevância, dado o seu curto tempo de existência.

Em 2017, a filiação à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) contribuiu para melhorar a divulgação e a qualidade das publicações e permitiu a adoção do Digital Object Identifier (DOI), facilitando a identificação dos artigos publicados e potencializando a sua circulação. Nesse período, a RCI passou a integrar importantes indexadores, portais e divulgadores, como Google Acadêmico, Sumários, LivRe (portal para periódicos de livre acesso na Internet), Periódicos Capes e Diadorim (Diretório de Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras).

Em 2019, com a ampliação da equipe (bibliotecário), atualizamos o Open Journal Systems, migrando para uma versão mais atualizada (versão OJS 3.1.2.4).

Ao final de 2020, ficou evidente a necessidade de se avançar na publicação de artigos científicos em inglês e espanhol, além de português, ampliar as áreas temáticas e, por fim, adotar a modalidade de publicação contínua.

Na última avaliação da Capes, em 2022, a RCI conquistou a classificação Qualis B2, resultado do empenho e seriedade de toda a sua equipe.